domingo, 3 de abril de 2022

BIOPARQUE DO PANTANAL- OBRA PRIMA DA NATUREZA O PANTANAL ESTÁ MAIS PERTO DE NÓS


Os banhados são ambientes cheios de vida, como os pássaros que se alimentam de organismos menores e animais de maior porte, como as serpentes. Esses locais também funcionam como filtros de sedimentos, deixando os rios menos turvos.





BANHADOS - ESPÉCIES: Lambari (Aphyocharax spp.), Sucuri (Eunectes notaeus), Tetra-negro (Gymnocorymbus ternetzi), Camboatá (Hoplosternum littorale), Acará (Satanoperca pappaterra), lambari (Odontostilbe spp.) e Pirrulina (Pyrrhulina australis)




 Nos 19 mil m² de área construída, o circuito é o principal atrativo do Bioparque, com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos que abrigam 220 espécies neotropicais, sendo 151 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central. O aquário ainda comporta um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, o que totaliza mais de 6 milhões de m³ de água.




Roberto Gallo com Geisa Espíndola e Marina Gallo no túnel de acrílico que atravessa o tanque principal



RIOS DE BONITO
 Como a rocha predominante na região do Planalto da Bodoquena é o calcário, os cenários reproduzidos são de transparência e contam com as belezas naturais mais conhecidas pelo mundo. A representação foi criada com um grande tronco de figueira branca tombado dentro do leito do rio, tufos de vegetação aquática submersa e formações de rocha calcárea completam a paisagem típica dos rios de Bonito, além das formações de rocha calcárea corroídas pela ação do tempo e esculpidas pelas águas correntes.




                                                                          VEREDAS 

Consideradas como uma das principais fontes iniciais de água do Pantanal, são consideradas também de extrema importância para o desenvolvimento da flora, por contar com diversas espécies de plantas vivendo em suas variações de nível do lençol freático. As veredas possuem também papel importante na fauna local, servindo como pouso da avifauna e refúgio de demais animais.




                                                NASCENTES E RESSURGENCIAS 

Inspirada nas nascentes da Serra da Bodoquena, representa a pureza da água filtrada pelas rochas calcárias presentes nos rios da região. Com a pouca agitação na saída, a transparência da água se faz presente, devido também a ausência de argila.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário